01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC BIOMEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/631
Tipo: Artigo
Título: Avaliação da percepção e uso da babosa para fins terapêuticos, por acadêmicos de uma instituição de ensino superior em Maringá, PR
Autor(es): BUDNIAK, Aline Morais
TEIXEIRA, Yasmim Rossetti
Primeiro Orientador: BENEVENTO, Carlos Eduardo
Abstract: A babosa é uma planta de origem africana, usada para fins medicinais há milênios, principalmente devido às suas propriedades cicatrizante e hidratante. O trabalho tem por objetivo avaliar o conhecimento e o uso da babosa para fins terapêuticos, por acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior do município de Maringá. A pesquisa possuiu caráter exploratório e descritivo, na qual para a amostra partiu-se de um total de 929 estudantes matriculados em três cursos distintos, sendo um de cada área das Ciências (Biológicas e da Saúde, Exatas e Humanas). Após o cálculo amostral, obteve-se uma amostra de 273 estudantes que foram divididos proporcionalmente entre os cursos. A coleta de dados foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior privada da cidade de Maringá-PR, no período entre julho e agosto. Os entrevistados foram abordados por meio de um questionário, baseado no questionário de OLIVEIRA, MACHADO e RODRIGUES, (2014). Primeiramente, os dados foram agrupados e submetidos por análise estatística descritiva para a obtenção de gráficos e tabelas de frequência, posteriormente foram realizadas as análises no software R versão 3.3.1, (R Development Core Team, 2016). Com os resultados, foi possível perceber que não há associação significativa entre o uso e o conhecimento da babosa com a área acadêmica, sendo preocupante a ausência de compreensão quanto aos malefícios e efeitos adversos até mesmo por parte dos estudantes inseridos na área Biológicas e da Saúde. Conclui-se que há uma carência de conhecimento acerca do assunto, sendo necessária à sua inserção durante a formação acadêmica.
Palavras-chave: Aloe vera
Estudantes
Plantas medicinais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/631
Data do documento: 14-Nov-2018
Aparece nas coleções:BIOMEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso TCC finalizado.pdfPDF1.54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.