EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6309
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE INVENTÁRIO DE PREFERÊNCIA LATERAL GLOBAL (IPLAG) TEORICO E PRÁTICO
Autor(es): SEREZA, Fernando Augusto Vitório
MATHIAS, Kelyn Rosinholi
REZENDE, Leonardo Moraes de
COSTA, Marcelo Alves
BORDINI, Fábio Luis
Resumo: A preferência lateral pode ser entendida como a escolha de um dos lados do corpo para a realização de uma ação ou movimento. Segundo Teixeira (2006) essa preferência normalmente está relacionada com o lado do corpo que o individuo tem mais habilidade para realizar a maioria das tarefas do seu dia a dia. Para classificar e analisar a preferência lateral de uma pessoa se utiliza instrumentos tal como o Inventário de Preferência Lateral Global (IPLAG), que é um instrumento de auto-avaliação (MARIN;LAFASSE; OKAZAKI, 2011). Apesar da contribuição que este inventário possui para o diagnóstico da lateralidade, ainda são necessárias análises para verificar se este instrumento realmente mensura aquilo que propõe. Desta forma, o presente estudo analisou a relação entre a aplicação prática das tarefas utilizadas pelo IPLAG-B e a sua aplicação teórica em formato de questionário. Foram analisados 14 participantes com idades entre 17 e 30 anos, que realizaram as tarefas do IPLAG-B de forma teórica respondendo ao questionário e de forma prática. A realização da forma prática consistiu em desempenhar as tarefas do inventário quatro vezes para verificar a freqüência absoluta de utilização de cada lado (esquerdo/direito). Posteriormente, a classificação fornecida por ambos foi relacionada, inventário teórico e prático, por meio do teste de correlação de Spearman. Foi verificada uma alta relação entre o inventário teórico e prático com r>0,90 (p<0,05). Desta forma, os resultados do presente estudo apontam que o IPLAG teórico apresenta-se como um instrumento válido para a análise da preferência lateral manual.
Palavras-chave: Inventário
Preferência lateral
Lateralidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6309
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernando_augusto_vitorio_sereza.pdf128.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.