EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6305
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FISIOLÓGICA DAS SEMENTES DE SOJA (Glycine max (L.) Merrill) TRATADAS COM INSETICIDAS SOB EFEITO DO ARMAZENAMENTO
Autor(es): PICCININ, Gleberson Guillen
DAN, Lilian Gomes de Moraes
BRACCINI, Alessandro de Lucca e
GODINHO, Fernanda Brunetta
Resumo: A cultura da soja sofre contínua evolução com elevados investimentos em tecnologia. A prática da utilização do tratamento de sementes com inseticidas cresce a cada safra, em virtude do ataque de diferentes espécies de insetos-praga e doenças. Diante disso, objetivo do trabalho é avaliar a qualidade fisiológica de sementes de soja tratadas com inseticidas durante o armazenamento. As sementes das cultivares NK 7059 RR, SYN 3358 RR, BMX Potência RR e BMX Magna RR foram tratadas com os inseticidas thiametoxan (Cruiser 350 FS) na dose de 200 mL de produto comercial (p.c.)/100 kg de sementes e fipronil (Standak) na dose de 200 mL de p.c./100 kg de sementes. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições em esquema fatorial 4 x 2 x 2. As amostras sem e com tratamento foram armazenadas em temperatura ambiente no laboratório e analisadas no início e após 180 dias. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada por meio dos testes de germinação (primeira contagem e contagem final), envelhecimento acelerado, frio modificado e comprimento de raiz e de plântula. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância a 5% de probabilidade (p < 0,05) e, quando significativas, as médias foram comparadas pelo teste Tukey. Infere-se que a utilização dos inseticidas thiametoxan e fipronil afeta a qualidade fisiológica das sementes de soja reduzindo o vigor. O tratamento de sementes com inseticidas proporciona menor crescimento das raízes das plântulas de soja após 180 dias de armazenamento.
Palavras-chave: Inseticida
Semente
Vigor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6305
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernanda_brunetta_gordinho1.pdf119.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.