EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6303
Tipo: Artigo
Título: TRATAMENTO E RECICLAGEM DE EFLUENTES FINAIS DE LAVANDERIAS COM USO DE CARVÃO ATIVADO DE OSSO BOVINO
Autor(es): PERES, Aline Galhardo
CAMPOS, Many Abrão de
Resumo: O presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de avaliar o desempenho, em escala de laboratório, do tratamento de efluentes de lavanderias com a utilização do processo físico-químico que consiste em coagulação, floculação, decantação e posterior filtragem em colunas de adsorção de carvão ativado de osso bovino e carvão mineral (tipo antracito). Através da utilização do filtro de carvão ativado de osso bovino e o filtro de carvão ativado mineral, pode-se estabelecer uma comparação e analisar qual o melhor material a ser utilizado. O estudo consiste em retirar os sólidos em suspensão, cor e odor para recuperação da água do efluente final de lavanderia. Por ser uma indústria que demanda um grande volume de água nos seus processos de fabricação, torna-se interessante a implantação de reciclagem da água residual. Os ensaios laboratoriais consistiram-se nas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação e filtração. Na fase de coagulação, floculação e decantação utilizou-se o coagulante policloreto de alumínio e realizou-se o experimento no aparelho de Jar-test (teste jarros), e para filtração gravitacional colunas tipo bancada de carvão ativado de osso bovino e carvão mineral. Os resultados foram significativos em relação a todos os parâmetros analisados, conseguiu-se uma grande redução da demanda química de oxigênio, da turbidez e através da filtração com o carvão ativado de osso bovino chegou-se a ausência de cor e odor.
Palavras-chave: Carvão ativado de osso de boi
Efluentes de lavanderia
Reúso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6303
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline_Galhado_Peres.pdfTrabalho apresentado no V Encontro Internacional de Produção Cientifica (23 a 26 de outubro de 2007)65.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.