EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6301
Tipo: Artigo
Título: TRATAMENTO BIOLÓGICO DO EFLUENTE TÊXTIL ATRAVÉS DE Pleurotus sp. CULTIVADO EM MEIO DE CULTURA A BASE DE CAPIMELEFANTE (Pennisetum purpureum Schum.)
Autor(es): SOUZA, Aline Francisca de
CROCO, Fábio Rodrigo
ROSADO, Fábio Rogério
Resumo: A indústria têxtil tem grande importância na maioria dos países, sendo responsável por elevada parte da economia dos paises desenvolvidos e subdesenvolvidos, caracterizada por grande volume de produção, porém como consequência, uma alta geração de resíduos, sólidos e líquidos, onde o volume líquido é motivo de preocupação, uma vez que além da alta variedade de produtos químicos, possui cor bem evidenciada, e ao entrar em contato com corpos de água podem gerar sérios impactos ambientais devido à interferência sob os processos fotossintéticos deste meio, causando graves alterações. Existem tratamentos químicos, físicos e biológicos para este tipo de resíduo, porém os tratamentos biológicos vêm se destacando por serem tratamentos naturais, não necessitarem da utilização de substâncias químicas no seu desenvolvimento. Entre os microrganismos utilizados para tratamentos biológicos, destacam-se os fungos basidiomicetes do gênero Pleurotus, cuja característica principal é a presença de enzimas peroxidases e lacases que podem degradar uma ampla variedade de organopoluentes ambientais recalcitrantes, constituindo assim, um grupo promissor para processos biotecnológicos. Além de apresentarem bom desenvolvimento em condições rústicas, rápida adaptação em diversos substratos, como no caso do capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.). Desta forma este projeto objetiva verificar o potencial de descoloração de efluente têxtil por Pleurotus sp. em meio de cultivo a base de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.). Os ensaios serão realizados com a inoculação do fungo em meio de cultura a base de capim-elefante, onde o seu sistema enzimático será estimulado através da adição de 5% do efluente têxtil ao meio. Os fungos serão cultivados com e sem agitação, a fim de testar o efeito da degradação do fungo sob a forma peletilizada e micelial, respectivamente. Após seu crescimento, o “pellets” e a massa micelial formados serão filtrados e adicionados ao efluente sob temperatura ambiente durante quatro dias. As analises físico-químicas avaliarão o pH e coloração, através de espectrofotometria ajustado na região visível de 400 a 750nm e pHmetro. De acordo com as referências analisadas relacionadas aos efluentes têxteis, fungos do gênero Pleurotus e quanto ao seu cultivo em meio à base de capim-elefante, espera-se que haja resultados positivos quanto ao crescimento e a descoloração efluente têxtil utilizando linhagens de fungos basidiomicetes, tendo como pressuposto que, sua descoloração poderá ser decorrente da “quebra” ou mobilização (biosorção) das moléculas do corante pelo micélio.
Palavras-chave: Contaminação ambiental
Biodegradação
Basidiomicetes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6301
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline_Francisca_de_Souza.pdfTrabalho apresentado no V Encontro Internacional de Produção Cientifica (23 a 26 de outubro de 2007)32.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.