EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6298
Tipo: Artigo
Título: MÃE: CADÊ O PAI?: RESGATANDO O PAI NO CUIDADO COM O RECÉM NASCIDO PREMATURO
Autor(es): TUAN, Alessandra
HARTMANN, Jane Biscaia
Resumo: A convivência com famílias em unidade de terapia intensiva (UTI) neo-natal, associada a leituras, despertaram curiosidade a respeito da inserção do pai na dupla mãe-bebê. O objetivo geral deste projeto consiste em caracterizar os aspectos presentes na “paternagem” desde a concepção até o momento dos cuidados com o recém-nascido prematuro (RNP). Por se tratar de um novo elemento inserido nos cuidados ao bebê prematuro e a implementação de técnicas que valorizam o contato pele-a-pele e uma interação mais afetiva e efetiva entre os pais e o bebê e frente a essa nova possibilidade oferecida nos dias atuais, de maior integração pai - bebê, pouco estudada e pouco divulgada, justifica-se este trabalho. A população de estudos foi de quatro pais, com filhos internados na UTI Neo-Natal, projeto Canguru e Semi–Intensivo de um hospital público de Maringá-PR. O instrumento de coleta de dados constituiu uma entrevista semi-estruturada, que foi complementada por observações e dados do prontuário médico do RNP. A análise dos resultados ocorreu de forma qualitativa, através do cruzamento dos dados obtidos e da análise de conteúdos nos moldes propostos por Laurence Bardin. Os dados encontrados revelaram que um novo sentimento dos pais tem se associado ao sentimento materno. O exercício da paternidade pode descortinar ao homem em um novo universo de possibilidades no cuidado de si próprio, de seus filhos, de sua companheira.
Palavras-chave: Paternagem
Pai-bebê
RNP
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6298
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alessandra_Tuan.pdfTrabalho apresentado no V Encontro Internacional de Produção Cientifica (23 a 26 de outubro de 2007)43.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.