EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6289
Tipo: Artigo
Título: ANÁFORAS NOMINAIS: UM PROCESSO DE REFERENCIAÇÃO EM ORTO DO ESPOSO (FINS DO SÉCULO XIV E COMEÇO DO XV)
Autor(es): BAZZA, Adélli Bortolon
Resumo: Seguindo de perto a linha cognitiva e interacional dos estudos de linguagem, acreditamos que a língua não é uma transposição direta de entidades do mundo, mas um possibilitador de construção e de reconstrução de objetos de discurso. Um dos mecanismos linguísticos relacionado à criação, recriação de objetos do discurso é a retomada anafórica. Esta pode se dar de maneira pronominal ou nominal. Propomos, neste trabalho, evidenciar a ocorrência e o uso das anáforas nominais presentes no livro Orto do Esposo – pertencente ao final do século XIV e começo do XV. A análise dos tipos de anáforas nominais encontradas na obra mostra que mesmo em um texto do século XV esse recurso já se fazia presente de forma semelhante à que apresenta atualmente.
Palavras-chave: Anáforas nominais
Orto do esposo
Referenciação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6289
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adelli_Bortolon_Bazza.pdfTrabalho apresentado no V Encontro Internacional de Produção Cientifica (23 a 26 de outubro de 2007)91.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.