EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6279
Tipo: Artigo
Título: TEORIA DA CAPACIDADE MOTORA GERAL X TEORIA DA CAPACIDADE MOTORA ESPECÍFICA
Autor(es): BRAGANHOLO, Willian
OKAZAKI, Victor H. A.
Resumo: O presente estudo analisou a teoria da Capacidade Motora Geral e a teoria da Capacidade Motora Específica. Ademais, foi analisado se a capacidade de responder rapidamente a um estímulo (tarefa de tempo de reação) seria componente determinante em uma tarefa motora complexa (tarefa de rastreamento). Participaram do estudo 12 alunos de Educação Física da UEL, com idades entre 20 e 30 anos. Foi utilizado o software Reaction Time (v.1.0) para analisar o tempo de reação. O desempenho na tarefa de rastreamento foi realizado através do software Tranking Task (v.1.0) por meio do tempo de movimento e do número de erros. Uma análise de Regressão Linear Simples foi utilizada para verificar a associação entre os desempenhos nas duas tarefas. A associação entre o erro no rastreamento e o tempo de reação foi de r = 0,395 (R²= 0,156; p > 0,05) e entre o tempo de movimento no rastreamento e o tempo de reação foi de r = 0,0244 (R²= 0,0006; p > 0,05). Os resultados corroboram com a teoria da capacidade especifica, pois o desempenho na tarefa de rastreamento não depende apenas de uma capacidade motora global única, mas de diversas capacidades que embasam o seu desempenho (acuidade manual, percepção, integração visuo-motora, etc).
Palavras-chave: Rastreamento
Teoria da capacidade motora geral
Teoria da capacidade motora específica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6279
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Willian_Braganholo.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)222.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.