EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6276
Tipo: Artigo
Título: BIOINSETICIDA NO CONTROLE DE Pachycoris torridus (HEMIPTERA, SCUTELLERIDAE) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO
Autor(es): RAMOS, Wellyngton Lincon Panerari
CONTE, Hélio
NANYA, Satiko
Resumo: Inseticidas sintéticos atuam de forma não seletiva, prejudicando insetos benéficos, animais, o ambiente e o homem. Para evitar isso, os bioinseticidas estão sendo utilizados por serem menos prejudiciais, dentre esses se destacam os extratos vegetais. Os compostos do nim, Azadirachta indica (Meliaceae), vem sendo um dos mais utilizados e promissores. A azadiractina, principal composto dessa planta, é responsável pela atividade inseticida, atuando como repelente e anti-alimentar, interferindo na produção dos hormônios reguladores do crescimento, durante a metamorfose e na reprodução, causando a morte do inseto. Pachycoris torridus é uma praga, que ataca o Pinhão Manso (Jatropha curcas L. (Euphorbiaceae), planta promissora na produção de biodiesel, tintas e vernizes. Com isso o objetivo desse trabalho foi avaliar a ação do nim em ninfas de primeiro instar de P. torridus. A solução de nim foi obtida de extrato aquoso frio de folhas secas, na concentração de 0,15 g/mL, com aplicação de 0,8 mL por lote. Os tratamentos foram realizados em lotes contendo ninfas de início e final de primeiro instar, com quatro repetições por idade. Cada lote continha aproximadamente 60 ninfas. Os lotes controles foram tratados com água destilada. Verificamos que a partir do 3º dia após aplicação do nim, ocorreram as primeiras ninfas mortas, sendo a mortalidade média de 99,60%. Paralelamente, nos lotes controle observou-se a mortalidade de 39,80%. Desse modo, a solução de nim se mostrou eficiente no controle de P. torridus de primeiro instar, podendo ser utilizada como uma alternativa no controle biológico desta praga.
Palavras-chave: Azadirachta indica
Bioinseticida
Controle biológico
Jatropha curcas
Pachycoris torridus
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6276
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wellyngton_Lincon_Panerari_Ramos.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)136.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.