EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6268
Tipo: Artigo
Título: MITOS, SÍMBOLOS E O ARQUÉTIPO DO HERÓI
Autor(es): GOMES, Vinícius Romagnolli Rodrigues
ANDRADE, Solange Ramos de
Resumo: Durante séculos os seres humanos usaram mitos, contos de fadas e o folclore para explicar os mistérios da vida e torná-los suportáveis. Os mitos têm a misteriosa capacidade de conter e transmitir paradoxos, permitindo-nos enxergar, o verdadeiro cerne da questão. Cada parte concentra-se numa área particular da vida e nos conflitos e alegrias característicos com os quais lidamos. As histórias e imagens míticas podem aliviar os conflitos internos e ajudar-nos a descobrir uma profundidade, riqueza e sentido maiores na vida. O presente Projeto de Iniciação Científica buscou desde o início articular duas áreas do conhecimento distintas; História e Psicologia. A temática inicial referia-se à Santidade do Herói: As representações de Joana D´Arc na literatura e no cinema e tinha por objetivo, estudar o simbolismo do Herói enquanto santidade, analisando a representação simbólica e arquetípica do Herói e do santo na figura de Joana D´Arc. Para realizar tal estudo, nos utilizamos das leituras de autores como Carl Gustav Jung, Mircea Eliade e Joseph Campbell. Nas obras de tais autores encontramos um tema em comum; os mitos e os símbolos. Aos poucos, tais temáticas centralizaram nossa atenção e se tornaram foco das nossas leituras e consequentemente de nossa pesquisa.
Palavras-chave: Mitos
Arquétipos
Herói
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6268
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vinicius_Romagnolli_Rodrigues_Gomes.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)73.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.