EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6257
Tipo: Artigo
Título: A PERCEPÇÃO DE MULHERES PORTADORAS DE CÂNCER DE MAMA ACOMPANHADAS PELA REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER EM RELAÇÃO À ASSISTÊNCIA RECEBIDA
Autor(es): CAMPOS, Vanessa
AMBRÓSIO, Letícia Fernanda
MOLITERNO, Aline Cardoso Machado
Resumo: O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama . Devido ao alto número de casos e aos efeitos causados pelo tratamento é necessária uma atenção especial a este tipo de paciente. Cabe à enfermagem lidar com a realidade frequente no dia-a-dia da assistência em oncologia, devendo esclarecer orientar e adaptar condutas terapêuticas às situações inerentes à pessoa com câncer, o que se faz importante aprimorar cada vez mais o conhecimento, que pode ser através de pesquisas que nos mostrem a percepção de mulheres em relação à assistência que recebem e reconhecer as verdadeiras necessidades da portadora do câncer de mama. Existem atualmente instituições sem fins lucrativos, chamadas ONGs (Organizações não governamentais) compostas por um grupo de voluntários que dão apoio a pessoas portadoras de doenças como o câncer, dentre estas ONGs podemos citar a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Segundo relatado pelos voluntários atuantes nesta instituição, a maior parte das pessoas cadastradas tem limitações financeiras que interferem no andamento do tratamento, dessa forma, precisam de uma assistência além da oferecida pelos serviços de saúde. Dentre as ações realizadas pela ONG podemos citar ajuda na conduta terapêutica ao longo do tratamento, auxilio nas medicações de alto custo, assistência alimentícia e também apoio psicológico. Os recursos para tais ações são obtidos através de doações e contribuem para a melhora da qualidade de vida diária das mulheres assistidas, favorecendo a recuperação da doença. Pretende-se com este trabalho identificar a percepção de mulheres portadoras de câncer de mama quanto à assistência prestada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. Trata-se de um estudo quantitativo exploratório, com questionário semi-estruturado, contendo questões fechadas de caracterização do individuo e uma questão aberta da percepção das usuárias quanto à assistência recebida. Após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética do Cesumar será iniciada a coleta dos dados. Os questionários serão aplicados pelo pesquisador em visitas domiciliares pré-agendadas. Após a coleta, os dados serão tabulados e discutidos através de gráficos e fundamentação teórica. Espera-se como resultado a indicação da satisfação das mulheres beneficiadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e/ou pontos em que readequações se façam necessárias. Os resultados obtidos permitirão também o aprimoramento do conhecimento sobre o tema como forma de garantir uma assistência de qualidade e direcionada a necessidade da portadora de câncer de mama.
Palavras-chave: Assistência a portadores
Câncer de mama
Rede Feminina de Combate ao Câncer
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6257
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa_Campos.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)56.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.