EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6256
Tipo: Artigo
Título: DETERMINAÇÃO DE ÍNDICE DE QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES PORTADORAS DE CÂNCER DE MAMA
Autor(es): CAMPOS, Vanessa
MOLITERNO, Aline Cardoso Machado
Resumo: No Brasil, as estimativas para o ano de 2008, válidas também para o ano de 2009, apontam que ocorrerão 466.730 casos novos de câncer, sendo o câncer de mama uns dos tipos mais incidentes (BRASIL 2007). Tais dados refletem que o câncer se torna uma doença de relevância para a saúde pública, que deve estar alerta em relação à prevenção e também na recuperação desta doença. Atualmente a medicina dispõe de diversos tratamentos que aumentam a chance de uma possível cura, no entanto, envolvem diferentes impactos sobre o estado físico, emocional e interações sociais (BARROS, 2002) Assim sendo, é importante avaliar o impacto que o câncer trás a vida de seus portadores, podendo auxiliar na prática clínica e até mesmo na assistência domiciliar, buscando uma melhora na qualidade de vida o que é fundamental para uma boa recuperação. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define qualidade de vida como “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto de sua cultura e no sistema de valores em que vive e em relação a suas expectativas, seus padrões e suas preocupações”, sendo assim, a avaliação da qualidade de vida partida do ponto de vista do paciente é essencial, pois permite que o mesmo expresse seus sentimentos, relatando o que deveria melhorar em seu próprio beneficio. Ao longo desta pesquisa, pretende-se determinar o índice de qualidade de vida de mulheres com diagnóstico de câncer de mama cadastradas em uma ONG na região Noroeste do Paraná. Trata-se de um estudo exploratório descritivo representado por uma análise quantitativa, com questionário de identificação e um instrumento de determinação do índice de qualidade de vida de Ferrans e Powers, que se trata de um questionário de perguntas individualísticas em que os próprios sujeitos podem definir o que representa qualidade de vida para eles. Após a submissão ao comitê de ética do Cesumar para aprovação, será iniciada a coleta dos dados, os mesmos serão tabulados e discutidos através de gráficos e fundamentação teórica. Espera-se como resultado definir o índice de qualidade de vida de 23 mulheres acompanhadas por uma ONG, aprofundando mais o conhecimento em relação ao câncer de mama e onde essa doença influência na qualidade de vida das portadoras, analisando estratégias de competência da enfermagem para contribuir á uma assistência diferenciada a essas mulheres.
Palavras-chave: Câncer de mama
Qualidade de vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6256
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa_Campos.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)55.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.