EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6255
Tipo: Artigo
Título: ASPECTOS DA TRAGÉDIA GREGA NA OBRA I-JUCA PIRAMA, DE GONÇALVES DIAS
Autor(es): CAPELOTO, Vanessa Aline Francesquini
SOUZA, Geovana Maria de
CASTILHO, Junior César
Resumo: O Romantismo caracterizou-se pela inovação nos âmbitos literários, filosóficos e sociais e, principalmente, por sua oposição à Estética Clássica. Contudo, a possibilidade do uso de elementos Clássicos nas obras desse período é um fator questionável. Portanto, este trabalho visou apresentar um estudo comparativo da obra I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias, com os elementos característicos da tragédia grega, apresentados por Aristóteles em sua Poética. Para tanto, foram analisadas, através da pesquisa bibliográfica, as obras referendadas, partindo da hipótese que o autor romântico, indiferente à suposta oposição à Estética Clássica que os críticos literários apontam, se serve dos elementos característicos da Tragédia Grega como recurso estilístico para a construção da chamada “identidade nacional romântica”. Como resultado da comparação proposta, pode-se observar que essas influências se fizeram presentes mesmo que implicitamente.
Palavras-chave: Literatura comparada
Tragédia grega
Romantismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6255
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa_Aline_Francesquini_Capeloto.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)69.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.