EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6254
Tipo: Artigo
Título: A PERSPECTIVA DA TERAPIA ANTISENSE NO TRATAMENTO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS
Autor(es): MAKIYAMA, Diogo Yoshimi de Alencar
AVANZI, Valéria Miranda
FIORINI, Adriana
SILVA, Bruna Polacchine da
Resumo: Sabe-se que a carcinogênese é um processo de origem genética, que inicia-se a partir de uma única célula mutada. Considerando a fisiologia da formação de um tumor maligno, a célula cancerosa tem alto poder de proliferação, perde a capacidade de aderência, invade tecidos vizinhos, penetra nos vasos sanguíneos e se espalha pelo organismo, estabelecendo-se e proliferando-se em locais distantes de sua origem, onde produz tumores secundários: as metástases. São inúmeros os tratamentos do câncer, entre eles está a terapia antisense. O papel principal desta terapia que faz-se utilização de oligonucleotídeos é inibir a tradução de uma proteína alvo, expressa defeituosamente quando um oncogene ou um antioncogene possui uma mutação, por complementariedade de ligação do oligonucleotídeo na molécula de mRNA. O presente estudo,teve como objetivo, avaliar e comparar diferentes metodologias relacionadas ao tratamento do câncer. Embora todos dos tratamentos obter sua eficácia, considera-se aquele que se após a fase mais ampla e delicada da pesquisa, for comprovado o pleno sucesso do tratamento, ele deverá ser adotado por toda a vida do paciente.
Palavras-chave: Câncer
Terapia anti-sense
Terapia gênica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6254
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valeria_Miranda_Avanzi.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)74.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.