EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6240
Tipo: Artigo de Evento
Título: PREVALÊNCIA E SEVERIDADE DA CÁRIE DENTÁRIA EM MUNICÍPIO DE GRANDE PORTE DEMOGRÁFICO SEM FLUORETAÇÃO NA ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO
Autor(es): GRACIANO, Thaís Yúrika Sakaguti
AMARAL, Marcelo Augusto
Resumo: O objetivo do presente estudo foi identificar a prevalência e severidade de cárie dentária em crianças de 5 a 12 anos de idade do município de Sarandi-PR, sendo este um dos poucos municípios do Sul do Brasil do porte demográfico de 50.000 a 100.000 habitantes desprovidas de fluoretação no abastecimento de águas públicas. A constatação de que em muitas localidades brasileiras ocorrem oscilações nas concentrações do flúor adicionado à água de abastecimento público, desde a sua ausência até níveis abaixo do ideal, motivaram a formulação de uma proposta de implantação de um sistema de vigilância epidemiológica com base no estudo dos indicadores de cárie para este município. Foi realizado um estudo transversal em uma amostra aleatória de alunos matriculados nos centros educacionais municipais (n=291). Foram utilizados os critérios de diagnóstico da Organização Mundial da Saúde (OMS). Utilizou-se em termo de consentimento dos responsáveis de cada criança e uma ficha clínica para exame. A prevalência de cárie dentária aos 5 e 12 anos foram respectivamente 66,7% e 91,1% e apenas 33,3% e 8,9% dos avaliados eram livres de cárie. Constatou-se também que em média estas crianças apresentaram 3,4 e 4,6 dentes cariados, perdidos ou obturados, não atingindo as metas da OMS para o ano de 2000, que objetivava 50% das crianças de anos livres de cárie. Conclui-se que há uma altíssima prevalência de cárie dentária na população em estudo, confirmando a necessidade de programas educativos / preventivos, bem como garantir a população o acesso às condições básicas de saúde, como a fluoretação das águas públicas.
Palavras-chave: Cárie dentária
Fluoretação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6240
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thais_Yurika_Sakaguti_Graciano.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)22.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.