EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6238
Tipo: Artigo de Evento
Título: UNIVERSO FEMININO: A CONSTRUÇÃO DO UNIVERSO FEMININO POR FERNANDA YOUNG
Autor(es): KOGA, Thaís Fernandes
Resumo: Este trabalho propõe a análise do programa Irritando Fernanda Young para a compreensão do processo de construção de sentido da imagem da mulher. A escolha do tema é devido às diversas modificações que o gênero já sofreu na sociedade, como terem apenas função da reprodução, na Antiguidade, ou terem atividades restritas, no Renascimento. Mesmo atualmente, esta imagem vem sendo modificada, inclusive pelos meios de comunicação, que influenciam na formação da beleza e imagem da mulher. Assim, a investigação da construção da imagem do feminino se justifica pela importância dos estudos da mulher, visto que o gênero sofre re-significações de acordo com o contexto histórico. Para a realização do projeto serão analisados os quatro primeiros programas da temporada de 2009. Irritando Fernanda Young é um programa televisivo, transmitido pela GNT, emissora que tem as mulheres como público-alvo. Porém, o programa não é direcionado ao público feminino, mas chama a atenção devido a irreverência e forte personalidade da apresentadora. Fernanda Young é desbocada e não tem receio em expor suas ideias, por isso constrói um universo com atitudes e pensamentos do feminino. Com a problemática: como acontece a significação da mulher no programa Irritando Fernanda Young, o projeto busca entender os significados da linguagem utilizada ou relacionada a imagem da mulher no programa e refletir sobre a construção da representação feminina, utilizando como objetos de análise termos, imagens ou a linguagem que a apresentadora e os convidados expressarem nos quadros do programa. A partir do referencial teórico da semiótica, será realizada uma pesquisa bibliográfica, tendo como base as autoras Lúcia Santaella e Irene Machado, para a percepção e aprofundamento das diferentes vertentes da semiótica. Primeiro se utilizará conceitos da semiótica peirciana para o entendimento do que é e como os signos funcionam, depois a utilização da semiótica da cultura, para compreender o processo de significação dos diferentes sujeitos e objetos na sociedade, focando a semiosfera do universo feminino.
Palavras-chave: Imagem da mulher
Fernanda Young
Semiótica da Cultura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6238
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thais_Fernandes_Koga.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)49.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.