EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6237
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE TABAGISMO ENTRE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE DE UMA INSTITUIÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR
Autor(es): PRESTES, Thaysa Sabryna
FERREIRA, Adriano Araújo
Resumo: o tabagismo é um grave problema de saúde pública, sendo a principal causa de morbimortalidade no mundo, relacionando a diversas patologias do sistema cardiovascular, respiratório, digestivo e do sistema urinário, entre outros. Devido a isso, é amplamente reconhecido como uma doença epidêmica, que leva os fumantes a se exporem à 4.700 substâncias tóxicas diferentes, resultando em aproximadamente 5 milhões de mortes por ano. Atualmente no Brasil, estima-se que existem em torno de 30 milhões de fumantes, e aproximadamente 200 mil óbitos/ano em decorrência do tabagismo. Pesquisas realizadas entre adolescentes no Brasil indicam que os principais fatores que levam o tabagismo entre os jovens são a publicidade maciça de cigarro nos meios de comunicação, a curiosidade pelo produto, a imitação do comportamento do adulto e a necessidade de auto-afirmação, tornando-se um comportamento fundamentalmente psicossocial. Visando analisar algumas dessas características, o presente projeto objetiva realizar uma avaliação do tabagismo entre acadêmicos da área da saúde de uma instituição de ensino superior (IES). O instrumento de trabalho foi um questionário contendo 24 questões, validado pela OMS para estudos de tabagismo entre profissionais da saúde. A coleta de dados procedeu durante as atividades do acadêmicos que foram escolhidos aleatoriamente dentro de cada curso. Os resultados parciais obtidos mostram que a maior parte das pessoas que participaram da pesquisa são mulheres e, que também representam a maioria dos fumantes. Além disso, foi constatado que a maior parte dos adolescentes e adultos não eram fumantes e que entre aqueles que fumam, a maioria conhece os problemas relacionados ao tabagismo e estão dispostos a abandonar este hábito. Ainda entre os fumantes ficou evidente que a maior forma de consumo do tabaco se dá através do uso de cigarros e que a maioria deste grupo é favorável a existência de áreas específicas para fumantes.
Palavras-chave: Tabagismo
Universitários
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6237
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thaysa_Sabryna_Prestes.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)91.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.