Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6231
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | O DISCURSO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A BUSCA POR UMA FORMA DE ANÁLISE |
Autor(es): | STAUB, Tatiane STRIEDER, Dulce Maria MALACARNE, Vilmar |
Resumo: | As investigações na área de ensino de ciências têm mostrado relevantes avanços para minimizar as problemáticas que circundam os processos de ensino e de aprendizagem neste campo. Um caminho bastante percorrido para tais investigações relaciona-se ao estudo do discurso dos professores que atuam nas escolas onde transparecem, entre outros, suas formas de pensar, suas concepções e representações, aspectos que estabelecem íntima relação com sua atuação. O presente texto aborda os resultados de um contato inicial com a pesquisa, de uma aluna do ensino superior em projeto de iniciação científica voluntária, onde o foco inicial é a busca por uma metodologia de análise dos dados obtidos por meio da entrevista gravada com professores de ciências. Desta forma, é apresentada uma imersão no vasto e complexo campo da análise do discurso que se mostra profícuo para o estudo em curso, permitindo um olhar crítico por sobre os dados de pesquisa e a exploração das interfaces entre aspectos próprios da linguagem e as formas de pensar no/sobre o ensino de ciências. |
Palavras-chave: | Análise do discurso Ensino de ciências Formação de professores |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6231 |
Data do documento: | 27-Out-2009 |
Aparece nas coleções: | VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tatiane_Staub.pdf | Trabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009) | 73.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.