EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6227
Tipo: Artigo
Título: A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM DISFAGIA NA ONCOLOGIA DE CABEÇA E PESCOÇO: ESTUDO DE CASO
Autor(es): AMARAL, Tarsila Fleischmann do
GOMES, Cristiane Faccio
Resumo: O câncer é um grupo de doenças caracterizado pelo crescimento anormal das células por agentes internos ou externos. O câncer de cabeça e pescoço engloba o câncer de lábio, cavidade oral, orofaringe, nasofaringe, hipofaringe, fossas nasais, seios paranasais, laringe glândulas salivares e glândula tireóide. As estruturas que consistem a cavidade oral e a orofaringe apresentam as funções básicas (neurovegetativas) de mastigação, deglutição, expressão facial e articulação. O tratamento de câncer de boca muitas vezes acarreta seqüelas no processo de comunicação e de deglutição, que limitam a qualidade de vida do indivíduo. As alterações fonoarticulatórias e a disfagia decorrentes do tratamento do câncer de boca, quando prontamente identificadas e avaliadas, permitem uma reabilitação mais rápida e efetiva, a possibilidade de restabelecimento nutricional do paciente e sua possível reintegração social. Sendo assim o objetivo deste estudo foi realizar a descrição sobre a intervenção fonoaudiológica em um caso de um paciente com disfagia decorrente de cirurgia oncológica para retirada de câncer de bochecha. O levantamento dos dados descritos foi obtido através de análise do prontuário contendo dados de anamnese, avaliação, planejamento terapêutico e resultados obtidos com a terapia de um paciente que durante um ano meio recebeu atendimento fonoaudiológico na clínica escola de Fonoaudiologia do Cesumar. A intervenção fonoaudiológica em um caso de disfagia ocasionada por tratamento de câncer de bochecha mostrou-se eficaz, no que diz respeito à (re) habilitação de um paciente que apresentava dificuldades em funções como mastigação, deglutição, expressão facial e articulação.
Palavras-chave: Câncer de bochecha
Disfagia
Intervenção fonoaudiológica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6227
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tarsila_Fleischmann_Amaral.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)88.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.