EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6226
Tipo: Artigo
Título: COPO OU MAMADEIRA? UMA ANÁLISE DO CRESCIMENTO FACIAL E DA ATIVIDADE MUSCULAR EM LACTENTES DE MÃES HIV POSITIVO
Autor(es): AMARAL, Tarsila Fleischmann do
SILVA, Laís Michele da
SILVA, Laíssa Vieira
GOMES, Cristiane Faccio
Resumo: O aleitamento materno é a forma de alimentação ideal para o bebê, pois além de fornecer todos os nutrientes, anticorpos e outras substâncias importantes para a saúde do bebê, assim como vantagens psicossociais, é essencial para o equilíbrio do crescimento e desenvolvimento do Sistema Estomatognático. O desequilíbrio deste sistema repercutirá em alterações que possivelmente necessitarão ser reabilitadas pelo profissional Fonoaudiólogo. Há situações em que o aleitamento materno é contra indicado por possibilitar risco à saúde da mãe ou do lactente, como é o caso de mães HIV positivo que no Brasil são contra-indicadas a alimentar seus filhos naturalmente, devido à possibilidade de passagem do vírus através do leite materno. Essa pesquisa pretende caracterizar o crescimento facial e o exercício do músculo Masseter de crianças em aleitamento artificial exclusivo com uso de mamadeira e de crianças com aleitamento artificial exclusivo com uso de copo. As mães destes lactentes não podem amamentar devido ao diagnóstico de HIV. Serão pesquisados pares de mãe-bebê, sendo os critérios de inclusão, mãe HIV positivo e bebê até seis meses de idade, ambos os sexos, sem problemas de saúde (intercorrências peri, pré e pós natal). Os dados serão coletados na Clínica escola de Fonoaudiologia do Cesumar. Será realizada avaliação inicial e final do crescimento facial, através de um paquímetro, e da atividade do músculo masseter dos lactentes, através de eletromiografia com eletrodos de captação de superfície. A partir dos resultados obtidos será realizada análise através de gráficos que expressem o crescimento facial e a atividade muscular que irá beneficiar o lactente. Espera-se encontrar na alimentação exclusiva por copo maior benefício para o lactente, de acordo com o crescimento facial e atividade do músculo masseter, em oposição à mamadeira, pois acredita-se que a musculatura facial que será utilizada na alimentação por copo é semelhante a musculatura envolvida no aleitamento materno preparando o lactente para a desempenhar a função da mastigação, sendo o principal músculo envolvido nesta função o músculo Masseter. Espera-se discutir se o o uso exclusivo do copo é viável ou poderia trazer implicações emocionais e de hábitos de sucção viciosos.
Palavras-chave: Crescimento facial
HIV
Lactente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6226
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tarsila_Fleischmann_Amaral.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)51.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.