EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6221
Tipo: Artigo
Título: A SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS ACERCA DO ATENDIMENTO PRÉNATAL, PARTO E PUERPÉRIO EM MARINGÁ/PR.
Autor(es): OLIVEIRA, Talita Caroline A.
FAVATO, Dhieinieire Aparecida R.
OLIVEIRA, Raquel Gusmão
Resumo: O modelo de atenção à saúde proposto pelo SUS trouxe inovações nas práticas de saúde, buscando atender integralmente ações de promoção, prevenção e reabilitação, buscando estabelecer vínculos entre as famílias, e ao mesmo tempo estimulando a participação crítica da comunidade por meio de instrumentos avaliativos possibilitando a expressão de satisfação por parte dos usuários. Como estratégia de reorientação do modelo assistencial, a estratégia de Saúde da Família propõe a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Consolidando o atendimento por meio de protocolos, dentre eles o Programa Nacional de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PNHPN) com ações voltadas ao binômio mãe/filho e todo seu contexto social, através de assistência qualificada e humanizada para redução da morbi-mortalidade materna e infantil. O estudo propõe avaliar o grau de satisfação de 30 mulheres atendidas no pré-natal, parto e puerpério, em uma Unidade Básica de Saúde na região noroeste do Paraná, cadastradas no Sis pré-natal no período de janeiro de 2008 a janeiro de 2009. O projeto foi submetido ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar para aprovação. Será aplicado um questionário contendo a identificação das mulheres e questões fechadas relacionadas a satisfação no pré-natal, parto e puerpério. Após a coleta de dados, estes serão tabulados e analisados pelo método de estatística descritiva e apresentados na forma de gráficos para uma melhor compreensão e interpretação dos resultados. Através dessa pesquisa esperamos identificar o grau de satisfação destas usuárias e levantar questões em relação no que diz respeito à existência de vínculo do profissional com a usuária. No parto ocorre a referência e contra referência dos serviços e a humanização do atendimento, e no puerpério, o acompanhamento das mães e dos bebês. O comprometimento do atendimento prestado pelos profissionais de saúde durante o pré-natal, parto e puerpério, permitindo-nos propor melhorias para a busca e o atendimento às mães e bebês. Em suma, o que se quer verificar é a integração dos serviços e da assistência, bem como a satisfação destas usuárias.
Palavras-chave: Satisfação
Pré-natal
Parto e puerpério
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6221
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Talita_Caroline_Oliveira_Andrade.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)51.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.