01 - CAMPUS MARINGÁ 1. TCC BIOMEDICINA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/622
Tipo: Artigo
Título: Prevalência de doenças infectocontagiosas de transmissão vertical em gestantes atendidas no Município de Astorga, Paraná
Autor(es): ANTONUCI, Poliana de Oliveira
FERREIRA, Amanda Carvalho
Primeiro Orientador: CAPRIOLLI, Juliana Cogo
Abstract: A transmissão de doenças infectocontagiosas durante a gestação apresenta uma elevada incidência em nossa população, essas doenças são consideradas de extrema relevância, pois podem ser transmitidas da mãe para o feto (transmissão vertical). Dentre as infecções de grande relevância, podemos citar: toxoplasmose, sífilis, hepatites B e C e a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). As infecções quando contraídas durante a gestação, oferecem riscos tanto para mãe quanto para o filho e estão diretamente relacionadas aos altos índices de morbimortalidade para ambos. O intuito desta pesquisa é analisar a prevalência de sífilis, toxoplasmose hepatite B e C e HIV em gestantes atendidas no Laboratório Municipal do Centro de Saúde de Astorga, a partir de um estudo retrospectivo, com dados provenientes de fichas cadastrais, analisou-se os resultados de exames realizados durante o pré-natal. As informações coletadas foram referentes aos registros realizados nos anos de 2016 e 2017. Neste período, foram registrados um total de 623 gestantes, 9 apresentaram IgM positivo para toxoplasmose, 13 eram portadoras de sífilis, 2 deram exames reagentes para o HIV e apenas uma gestantes apresentou exame reagente para hepatite B, sendo ausentes gestantes com hepatite C. Ao fim da pesquisa, contemplamos que, entre as gestantes analisadas, apesar de toda a assistência de saúde realizada pelo SUS, houve um aumento dos índices gerais de doenças infectocontagiosas, em um comparativo entre 2 anos. Esses resultados ressaltam a importância do cuidado gestacional e a prevenção da transmissão de doenças infectocontagiosas.
Palavras-chave: Cuidado pré-natal
Gravidez
Transmissão vertical
Doenças transmissíveis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/622
Data do documento: 14-Nov-2018
Aparece nas coleções:BIOMEDICINA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso TCC finalizado.pdf764.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.