EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6215
Tipo: Artigo de Evento
Título: A DISCURSIVIDADE DO COLUNISMO SOCIAL BRASILEIRO
Autor(es): ALBUQUERQUE, Suelen Loraine Aguilar
PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
Resumo: A partir da classificação do colunismo como gênero jornalístico brasileiro, a pesquisa busca investigar a coluna social como discurso e compreender o social possível nessa e a partir dessa construção jornalística. Também, entendê-la no jornalismo impresso em meio a outros gêneros com os quais se relaciona. Assim, o trabalho tem como objetivo observar esse espaço, analisando de que forma o jornalismo produz ou reproduz sentidos de social para a sociedade capitalista, influenciando atitudes, pensamentos e comportamentos na sociedade. O referencial teórico-metodológico utilizado foi a Análise de Discurso de linha francesa, do filósofo Michel Pêcheux (1938-1983). O objeto de estudo é, desta forma, o discurso produzido por tal gênero jornalístico, tendo como material analítico as colunas sociais publicadas pela Folha de S. Paulo, especificamente da colunista Mônica Bergamo, e as colunas do veículo impresso O Diário do Norte do Paraná, sendo das colunistas Rosi Ortega e Lucienne Silva. Desse modo, os procedimentos metodológicos para a realização da pesquisa envolvem a seleção e análise discursiva de colunas sociais dos dois jornais impressos. A partir do estudo das colunas sociais entende-se que o colunismo brasileiro está se (re)configurando e criando uma identidade, pois possui uma forte relação de força, principalmente mercadológica e política, que influenciam seus discursos resultando em variedades de assuntos. Assim, as colunas já não possuem o sentido de social da alta sociedade brasileira, e sim de variedades para a sociedade em geral.
Palavras-chave: Análise de discurso
Coluna social
Jornalismo
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6215
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Suelen_Loraine_Aguilar_Albuquerque.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)78.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.