EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6214
Tipo: Artigo de Evento
Título: RELAÇÃO ENTRE O PERFIL ANTROPOMÉTRICO E DIETA CONSUMIDA COMO RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM HOMENS ADULTOS
Autor(es): SALADO, Gersislei Antonia
PEREIRA, Suelen Dayane
Resumo: Este estudo teve como objetivo, avaliar a dieta consumida por indivíduos do gênero masculino, determinar a localização da gordura corporal e sua possível relação com hábitos alimentares. Participaram do estudo 14 homens com idade entre 30 a 65 anos, recrutados aleatoriamente entre os funcionários de uma instituição de ensino superior da cidade de Maringá. O peso e a altura foram obtidos segundo técnicas padronizadas na literatura cientifica. A circunferência da cintura foi medida na região mais estreita entre o tórax e o quadril, no ponto médio entre a ultima costela e a crista ilíaca conforme recomendado na literatura. Para avaliar a dieta consumida foram aplicados recordatórios de 24 horas, uma vez por semana, em dias considerados não-atípicos, por um período de 4 semanas. Foram avaliados os macronutrientes, carboidratos, proteínas e lipídios e os micronutrientes sódio, potássio, cálcio, ferro e as vitaminas B12, ácido fólico, vitamina C, e fibras, utilizando-se o software NUTRILIFE versão 2008. Para avaliar a adequação das quantidades de macronutrientes e vitaminas foram utilizadas as recomendações das DRIs 2001. Os resultados demonstraram que 44,6% apresentaram risco para doenças cardiovasculares quando avaliados pela circunferência da cintura. Na classificação do IMC, verificou-se que 42,8% estão com sobrepeso; 21,43% em obesidade classe I, e 35,71% estão eutróficos. A avaliação da dieta demonstrou um índice adequado do VET (valor calórico total), baixo consumo de fibras tendo como máxima ingestão de 26 gramas onde a recomendação segundo as Dri’s 2001 é de 30 gramas diárias.
Palavras-chave: Avaliação nutricional
Dieta consumida
Gordura centralizada
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6214
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Suelen_Dayane_Pereira.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)89.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.