EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6208
Tipo: Artigo de Evento
Título: O TENIS NAS ESCOLAS: DIAGNÓSTICO DA NECESSIDADE E PERSPECTIVAS PARA SUA IMPLANTAÇÃO
Autor(es): SOUZA, Silvio Pinheiro de
MARTINS JUNIOR, Joaquim
Resumo: As aulas de educação física permitem aos alunos vivenciarem diferentes práticas corporais oriundas das mais diversas manifestações culturais e das mais variadas combinações de influências presentes na vida cotidiana dos indivíduos. O tênis é uma escolha ideal para ensinar as crianças nas escolas, sendo um elemento chave para popularizar o tênis em todo o mundo em nível de base ou iniciação e pode proporcionar uma fonte excelente para identificação de talentos. O presente estudo traz discussões sobre as modalidades envolvidas nas aulas de educação física escolar regular e em contra turno, destacando as principais sugestões contidas em documentos que regem esta disciplina enquanto componente curricular. Caracteriza-se como sendo do tipo descritivo e tendo como objetivo verificar a possibilidade das escolas municipais de Arapongas, incluírem o tênis de campo como atividade regular das suas aulas de Educação Física e em que condições esta modalidade esportiva poderia ser implantada na escola. O levantamento dos dados foi obtido através de questionários onde foram pesquisados 14 diretores e 17 professores de educação física das escolas municipais de Arapongas. Os dados obtidos foram analisados através de frequências e percentagens verificadas nas respostas e dispostos em gráficos e ou tabelas. Os resultados destacaram a necessidade de melhores instalações para as práticas esportivas já que contam com apenas uma instalação sendo apresentado em nove das quatorze escolas, e 71,43% das escolas não oferecem atividades em contra turno escolar. Com relação as modalidades esportivas escolhidas como conteúdo curricular evidenciou-se 17,95% escolhem o futsal e 15,38% preferem a ginástica.
Palavras-chave: Tênis
Escolares
Educação física
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6208
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Slvio_Pinheiro_Souza.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)85.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.