EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6205
Tipo: Artigo de Evento
Título: O REGISTRO CIVIL E O RECONHECIMENTO DA PATERNIDADE: ESTRATÉGIS DE IMPLANTAÇÃO
Autor(es): COSTA, Sara Jamille Pereira
DANTAS, Ana Florinda Mendonça da Silva
Resumo: Este trabalho tem como objetivo minimizar o percentual de registros civis incompletos na cidade de Maceió – Alagoas, visto que o Registro Civil é a porta de entrada para a cidadania. A finalidade do Núcleo de Promoção da Filiação - NPF é garantir aos filhos o direito de conhecer e receber assistência do genitor, bem como facilitar o acesso aos serviços de Registro Civil dos pobres na forma da lei. Foram analisados, para a elaboração deste, os registros civis que estavam incompletos, ou seja, sem o nome do pai, registros estes encaminhados pelos cartórios de Registro Civil da comarca de Maceió para o NPF. Constam neste projeto, todas as atividades desenvolvidas durante este ano para que houvesse a implantação do Núcleo de Promoção da Filiação, o qual, apesar de todas as dificuldades, fora recentemente implantado, tendo as suas portas abertas aos 13 (treze) dias do mês de Janeiro do corrente ano, tendo como objetivo principal o combate aos registros civis incompletos, oriundos, em sua maioria, de entidades familiares informais, já que na família matrimonial vigora a presunção da filiação. A criação do Núcleo partiu do pressuposto de que essa incompletude nos registros causa diversos danos – como morais, sociais e psicológicos - aos membros daquelas famílias, dificultando assim, a concretização dos seus direitos e situações jurídicas favoráveis à inclusão social dos mesmos. Com a implantação do Núcleo espera-se aumentar a quantidade de Registros Civis integrais, contribuindo na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
Palavras-chave: Registros civis incompletos
Famílias informais
Núcleo de promoção da filiação
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6205
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sara_Jamille_Pereira_Costa.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)86.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.