EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6204
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DE DADOS REFERENTES À INTERVENÇÃO HIDROTERAPÊUTICA SOBRE A FLEXIBILIDADE E AMPLITUDE ARTICULAR EM IDOSAS
Autor(es): AQUINO, Sammara Elias Leite
ESTEVES, Eveline Campaneruti
ROSA, Camila de Moraes
BARCELLOS, Thaís Juliana Taborda
BENEDETI, Márcia Regina
Resumo: O envelhecimento pode ser compreendido como um conjunto de alterações estruturais do organismo que se acumulam de forma progressiva, especificamente em função do avanço da idade. Essas modificações prejudicam o desempenho de habilidades motoras, dificultando a adaptação do individuo ao meio ambiente. Em todas as articulações a diminuição da flexibilidade inicia-se a partir de 25 a 30 anos de idade e ocorre devido a vários fatores, e juntamente a perda da amplitude de movimento e força muscular afetam o equilíbrio, a postura e o desempenho funcional, ocasionando no idoso aumento do risco de quedas, diminuição da velocidade da marcha e dificuldade nas atividades da rotina diária. Portanto a manutenção ou o ganho da flexibilidade e amplitude de movimento é uma meta importante no controle da saúde de idosos. O objetivo deste trabalho é comprovar os benefícios da hidroterapia sobre duas importantes resultantes do processo de envelhecimento como a perda da flexibilidade e das amplitudes de movimento de maneira geral. A pesquisa envolverá treze indivíduos do gênero feminino com idade entre 50 e 65 anos, selecionadas aleatoriamente após convocação pelos órgãos de divulgação de massa (rádio e TV) moradoras do município de Maringá, Paraná. A intervenção será realizada na Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário de Maringá, CESUMAR, em uma piscina terapêutica com doze metros de largura por dez metros de comprimento, e três níveis de profundidade, quarenta, oitenta, e cento e vinte centímetros, respectivamente, aquecida a 34 graus Celsius, com pH igual a 2,8. Os recursos utilizados serão diversos variando entre esfigmomanômetro e estetoscópio utilizados para controle pressórico inicial e final, assim como bastões, theraband, pé de pato, estep, espaguete, halteres entre outros recursos utilizados na hidroterapia. Espera-se obter como resultado desta pesquisa diminuição da perda de flexibilidade e amplitude articular em idosas utilizando como recurso a hidroterapia.
Palavras-chave: Hidroterapia
Envelhecimento
Flexibilidade
Amplitude articular
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6204
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sammara_Elias_Leite_Aquino.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)68.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.