EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6196
Tipo: Artigo de Evento
Título: O SOFRIMENTO PSÍQUICO DO CUIDADOR FAMILIAR DO PORTADOR DA DOENÇA DE ALZHEIMER
Autor(es): KELLER, Edelvais
OLIVEIRA, Renato de
PRACZ, Roseane
ROSSI, Sandra Maria Costa
Resumo: A Doença de Alzheimer (DA) é uma das causas da demência em pessoas adultas maduras, sendo mais comum em idosos e devido ao envelhecimento da população, tem a tendência de se tornar cada vez mais frequente. Segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2001), projeções indicam que em 2025 o Brasil terá cerca de 34 milhões de pessoas acima de 60 anos. As causas desta doença ainda não foram descobertas, não existem remédios eficazes e nem a cura. O objetivo desta pesquisa é verificar o sofrimento psíquico dos cuidadores familiares de pessoas com a Doença de Alzheimer. Esta pesquisa se encontra em andamento. O método da pesquisa será qualitativo e se fará uso também da metodologia científica aplicada para estudo de casos. O critério para a inclusão dos sujeitos será por meio das relações interpessoais dos próprios pesquisadores que vão entrar em contato com pessoas amigas e conhecidas para encontrar cinco pessoas na comunidade, que estejam fazendo o papel de cuidadores familiares de um portador da doença de Alzheimer. Para coleta de dados será utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado, com 20 questões abertas, que foi elaborado pelos próprios autores. Os dados obtidos serão tratados de acordo com os critérios científicos para análise qualitativa. Espera-se encontrar como resultados, altos níveis de sofrimento nesses cuidadores. Sendo assim, essas pessoas devem apresentar queixas como angústia, baixa autoestima, renúncia, tristeza, desânimo, melancolia e cansaço físico e psíquico.
Palavras-chave: Alzheimer
Cuidador familiar
Sofrimento psíquico
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6196
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roseane_Pracz.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)96.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.