EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6195
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO DA DOENÇA DE PARKINSON NA VIDA COTIDIANA: TRATAMENTO E INTERAÇÕES
Autor(es): MARTINS, Rosana Mendonça
FERREIRA, Flávio Dias
MELLA JUNIOR, Sidney Edson
Resumo: A doença de Parkinson (DP) é uma das doenças neurodegenerativas crônicas mais comuns nos idosos. O uso da dopamina exógena é o tratamento mais eficaz, pois permite que o paciente acometido pela DP normalize parte de seu desempenho motor, por aliviar alguns dos sintomas como tremores involuntários, rigidez muscular, acinesia, bradicinesia, hipocinesia e alterações posturais, entre outros. De forma geral, este fármaco melhora, entre outros, o desempenho motor da marcha, enquanto que outros sintomas podem não ser aliviados, porém não esta livre de interações. Sendo o farmacêutico o profissional do medicamento e o mais habilitado a dar orientações sobre o mesmo, torna-se oportuno realizar uma pesquisa com pacientes Parkinsonianos em tratamento, buscando obter dados relacionados em relação à evolução da doença e a partir das informações obtidas realizar uma atividade educativa cooperando com a recuperação do paciente, auxiliando na adesão e utilização correta dos medicamentos e desta forma melhorar a qualidade de vida do paciente.
Palavras-chave: Antiparkinsonianos
Doença de Parkinson
Transtorno neurodegenerarivo
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6195
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosana_Mendonca_Martins.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)86.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.