EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6193
Tipo: Artigo
Título: LEVANTAMENTO DA BIODIVERSIDADE DE FUNGOS MACROSCÓPICOS EM FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL SUBMONTANA, FAZENDA DO CESUMAR, MARINGÁ, PARANÁ
Autor(es): SILVA, Rosana Felipe da
GARCIA, Letícia Mônica
ZONETTI, Patrícia da Costa
BIDO, Graciene Souza
Resumo: Os fungos são organismos eucariontes, heterotróficos, pertencentes ao reino Fungi e podem ser encontrados no solo, na água, nos alimentos, detritos em geral, nos vegetais, nos animais e no homem. São ecologicamente importantes no processo de decomposição, juntamente com as bactérias heterotróficas, sendo os principais decompositores da biosfera e são tão necessários quanto os produtores. O presente trabalho tem como objetivo realizar o levantamento qualitativo das espécies de fungos macroscópicos do remanescente de floresta estacional semidecidual na fazenda do Centro Universitário de Maringá, CESUMAR, Maringá, Paraná, contribuindo para o conhecimento da diversidade da micobiota local. As coletas serão realizadas na fazenda do CESUMAR, de forma aleatória, em períodos de estações chuvosas e secas, e os locais de coleta incluirão as diferentes fitofisionomias encontradas na área, tanto ao longo de trilhas pré-existentes ou de trilhas novas, procurando abranger toda a área onde o acesso for possível. Na amostragem serão considerados os fungos macroscópicos como os basidiomicetos e os ascomicetos. Os organismos serão coletados e colocados em envelopes de papel levados ao laboratório de Botânica do CESUMAR para serem analisados e identificados e em seguida os materiais coletados serão organizados em quites pedagógicos que pertencerão ao laboratório. A análise macroscópica inclui forma, coloração, além da observação de fotografias obtidas através de máquina digital, em campo. Os resultados obtidos neste trabalho serão importantes para verificar a preservação e conservação da área estudada, pois com a realização de levantamento dos fungos é possível estabelecer relações ecológicas entre espécies existentes na área da floresta estacional semidecidual submontana, na fazenda do CESUMAR, Maringá, Paraná.
Palavras-chave: Ascomicetos
Basidiomicetos
Micobiota
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6193
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosana_Felipe_Silva.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)72.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.