EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6186
Tipo: Artigo
Título: USO DE GIBERILINA NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE CANA-DEAÇÚCAR PROVENIENTES DE DIFERENTES CRUZAMENTOS
Autor(es): FIGUEIREDO, Rodolfo
GALEGO, Anna Maria
WEBER, Heroldo
ZONETTI, Patrícia da Costa
Resumo: A cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.), gramínea de clima tropical, é cultivada principalmente como matéria prima para produção de açúcar e álcool. Sua produção deve ser aumentada nos próximos anos, pois apresenta importante papel na economia, tornando o Brasil líder mundial em agroenergia. Embora existam grande número de variedades de cana-de-açúcar no sistema agrícola, ainda há buscas de novos materiais genéticos que melhor se adaptam as condições edafoclimáticas das regiões onde são cultivadas, bem como para obtenção de variedades adequadas a interesses agronômicos e industriais. O melhoramento genético tem sido uma grande ferramenta para garantir a sustentabilidade da cultura. Embora a propagação da cana-de-açúcar, normalmente é assexuada feita por pedaços de colmos, a propagação por semente é necessária após os cruzamentos. Considerando a importância da semente no programa de melhoramento genético e levando em conta que dependendo dos progenitores tais sementes exibem baixa taxa de germinação, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento da germinação de sementes sobre influência do ácido giberélico (GA3), objetivando alcançar para estas, maior vigor na germinação e menor perda das mesmas. O experimento será conduzido em casa de vegetação climatizada na Fazenda experimental da UFPR, situada no município de Paranavaí, Paraná. As sementes serão embebidas com GA3 nas seguintes concentrações: 0, 50, 100, 150, 200, 250 mg.L-1. Em seguida serão condicionadas em caixas de acrílico tipo gerbox com substrato, e mantida em germinador com temperatura controlada e constante. Serão avaliados o índice e a porcentagem de germinação. O ensaio será delineado inteiramente casualizado esquema fatorial 3x6 (sementes provenientes de três cruzamentos versus seis doses de GA3) com cinco repetições de 100 sementes cada. Os dados serão analisados por análise de variância e regressão, pelo programa estatístico SISVAR, da Universidade Federal de Lavras, Lavras, Minas Gerais.
Palavras-chave: Ácido giberélico
Melhoramento genético
Saccharum officinarum L
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6186
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodolfo_Figueiredo.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)51.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.