01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/618
Tipo: Dissertação
Título: Reflexões sobre o conhecimento tácito em Michael Polanyi: contribuições à gestão do conhecimento nas organizações
Autor(es): GUISSO, Valéria do Prado
Primeiro Orientador: ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo refletir sobre o conhecimento tácito em vistas a ser referência para a gestão do conhecimento nas organizações. O conteúdo apresentado é permeado pela concepção teórica que descreve a estrutura do conhecer tácito de Michael Polanyi (2010) e os processos emergentes da Gestão do Conhecimento enquanto disciplina da área organizacional. As reflexões conduzem para as descrições de análises da Informação e do Conhecimento, na contemporaneidade, enquanto conceitos distintos que se relacionam numa escala de valor servindo como pano de fundo às discussões propostas. A discussão da qual emergem aspectos da subjetividade dos sujeitos em relação às novas possibilidades de interação e interatividade proporcionadas pela tecnologia de que faz uso a gestão do conhecimento introduzem aspectos fundamentais para o reconhecimento da estrutura do conhecer tácito. A análise resultante desse estudo, demarcado pela teoria da conversão ou transferência de conhecimento tácito em explícito, revela que as textualidades discursivas são contrapostas, resultando, portanto, em reflexões críticas à Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional proposta por Nonaka e Takeuchi (1997).
Palavras-chave: Conhecimento tácito
Gestão do conhecimento
Informação
Conhecimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/618
Data do documento: 29-Fev-2016
Aparece nas coleções:GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES - PPGGCO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALÉRIA DO PRADO GUISSO.pdfDissertação837.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.