EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6179
Tipo: Artigo
Título: EFICIENCIA DE SISTEMAS DE APLICAÇÃO DE VINHAÇA VISANDO ECONOMIA E CONSCIENCIA AMBIENTAL
Autor(es): GAVA, Ricardo
SALVESTRO, Alexandre di Castro
JOSÉ, Jefferson Vieira
FREITAS, Paulo Sérgio Lourenço de
Resumo: Apesar da vinhaça ser rica em nutrientes e substituir a adubação convencional, as áreas de aplicação necessitam de um complemento com nitrogênio, que é feito com aplicação de ureia por cobertura utilizando maior mão-de-obra e equipamentos. Porém a aplicação do nitrogênio pode ser realizada utilizando o sistema já existente de fertirrigação, bastando adicionar ao mesmo um tanque de pré-mistura e uma bomba de inserção na linha. Os tratamentos constaram de uma testemunha, e três doses de aplicação de vinhaça, correspondendo a 150, 300 e 450 m3 ha-1, com adição de solução de ureia equivalendo à 200 kg ha-1 em cada tratamento e 150, 300 e 450 m3 ha-1 de vinhaça com aplicação de 200 kg ha-1 de ureia aplicada pelo método convencional por cobertura, em sulco com profundidade de 0,15 m, de acordo com unidades produtoras da região. O objetivo deste trabalho foi comparar o efeito da aplicação de nitrogênio, inserindo-o na linha de fertirrigação de vinhaça, com o sistema de aplicação convencional de ureia por cobertura, em três doses de aplicação na cultura da cana-de-açúcar. Os resultados indicam que pode-se aplicar ureia dissolvida através do sistema de fertirrigação, não acarretando em redução, nem aumento de rendimento, porem haverá menor utilização de máquinas e mão-de-obra, reduzindo o custo de produção e os impactos no meio ambiente.
Palavras-chave: Água residuária
Dissolução
Ureia
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6179
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ricardo_Gava.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)105.33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.