EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6165
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO SOBRE OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM SUJEITOS AFÁSICOS
Autor(es): LIMA, Raíssa Caroline Guastalla de
LABIGALINI, Ana Paula Vila
Resumo: A linguagem é uma forma especial de transmissão de informações entre os seres humanos e tem um papel de extrema importância na formulação do pensamento e na forma como imprimimos significado ao mundo ao nosso redor, além de ser responsável pelas interações sociais. Através dela transmitimos nossos desejos, estados emocionais, idéias, por meio de sons, gestos e expressões. A afasia para a abordagem discursiva é uma perturbação da linguagem em que pode ocorrer alteração de mecanismos linguísticos no seu aspecto produtivo (produção da fala), e interpretativo (compreensão e reconhecimento de sentidos), causada por lesão adquirida no Sistema Nervoso Central, decorrente de acidente vascular cerebral, traumatismo crânio-encefálico ou tumores. Há pouco mais de meio século, um grande número de testes de avaliação foram elaborados, no entanto, sabe-se que o instrumento de avaliação é de extrema importância como processo inicial para um diagnóstico preciso e coerente, e assim propiciar a elaboração de estratégias contextualizadas para o processo terapêutico, por isso, como estudiosos de linguagem, deve-se ter uma postura de reflexão e preocupação com relação à avaliação e o acompanhamento terapêutico da linguagem e centrar no sujeito e não na patologia. Esta pesquisa é voltada para o processo de avaliação e terapia fonoaudiológica, já que fornece informações baseadas em uma abordagem discursiva, que vê o sujeito como um todo, respeitando sua subjetividade, suas potencialidades, além de obter dados indispensáveis de sua história social e cultural. Este trabalho teve por objetivo investigar a eficácia do teste M1-Alpha como procedimento de avaliação da linguagem em sujeitos afásicos. A partir da análise dos resultados obtidos com esse teste, estabeleceu-se um diálogo entre as duas abordagens sobre o uso ou não dos testes para avaliação da linguagem em sujeitos afásicos. Foi aplicado o teste M1-Alpha em seis sujeitos que participam do Grupo de Orientação e Integração dos Afásicos (GOIA), acompanhados de filmagem. Os dados obtidos com a aplicação do teste M1- Alpha foram analisados qualitativamente e comparados com a literatura existente sobre a utilização de testes, o objetivo das provas metalinguísticas destes, os fatores que influenciam nas respostas dos sujeitos, assim como a abordagem discursiva e o funcionamento de linguagem em si.
Palavras-chave: Afasia
Abordagem discursiva
Teste de avaliação
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6165
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raissa_Caroline_Guastalla_Lima.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)87.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.