EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6159
Tipo: Artigo
Título: ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: CONSTRUÇÃO DE CASAS NA ÁRVORE
Autor(es): BÔAS, Rafaela Vilas
GOMES, Luis Henrique Martins
D’OLIVEIRA, Pérsio Sandir
ARAÚJO, Mauro José Souza
Resumo: Utilizar recursos da natureza sem agredir o meio ambiente é o que existe de mais moderno na arquitetura atual. Com o objetivo de aproximar o homem da natureza e ajudá-lo a construir um pensamento sustentável, será proposto um estudo sobre casas na árvore, visto que a cidade de Maringá é conhecida como uma das cidades mais arborizadas do Brasil, com um índice de uma árvore para cada 2,5 habitantes. Contradizendo este número a cidade não possui nenhuma casa na árvore, que esteja à altura do seu posto de cidade verde, no que se difere da cidade de Londrina que possui várias e reconhecidas casas na árvore. Esse tipo de construção não é mais entendido como coisa de criança e sim como sonho de muitos adultos, que querem um lugar tranquilo e relaxante, longe do caos urbano. Mais do que isto, a ideia de casas nas alturas mexe com a criatividade lúdica das crianças e também dos adultos. Sendo este um tema pouco discutido e com pouco histórico de pesquisa, será mostrado, através de um estudo descritivo, a origem e o contexto histórico deste tipo de construção, sua evolução até sua atual utilização, tal como diversão para crianças tanto quanto um refúgio de lazer e moradia. Também será abordado, através de uma pesquisa exploratória, seu sistema construtivo e suas possibilidades, ou seja, tipos de árvores mais adequadas para suportar estas edificações e que venham causar menor ou nenhum dano a natureza, visando principalmente analisar as árvores da cidade de Maringá, também será explorado os recursos e materiais mais viáveis e resistentes, tais como a madeira de reflorestamento e outros materiais leves que uma árvore pode suportar. Para isso será feito contato com empresas e pessoas especializadas no ramo da construção em madeira e também na construção de casas na árvore no Paraná. Tem-se por finalidade mostrar que esse tipo de edificação é viável para uma cidade como Maringá podendo ser implantada tanto em ambientes públicos como em privados sem causar danos à natureza e sim favorecer e reforçar as questões ecológicas.
Palavras-chave: Arquitetura
Casas na árvore
Madeira
Sustentabilidade
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6159
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela_Vilas_Boas_Silva.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)51.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.