EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6158
Tipo: Artigo
Título: ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO SOB O OLHAR DA PSICOLOGIA DO TRABALHO
Autor(es): SCHON, Rafaela Caroline
MARTINS, João Paulo
CONSTANTINOV, Josiane Gregio
MUZOLON, Priscila
Resumo: A competitividade no mundo do trabalho e a exigências sobre os trabalhadores por meio de pressões psicológicas para se obter resultados organizacionais, tem acirrado a ocorrência do fenômeno no contexto das organizações de trabalho. O assédio moral no contexto do trabalho envolve relações perversas deliberadas que vão diminuindo moralmente suas vítimas, ocasionando nelas prejuízos emocionais devido a constantes exposições dos trabalhadores assediados ao ridículo ou humilhações, constituindo ofensa à dignidade da pessoa humana. Uma das características do assédio moral no trabalho é o tratamento vexatório ou humilhante, perpetrado na direção do trabalhador por chefias, colegas, subordinados ou até mesmo pela própria organização. Sob o olhar da Psicologia do Trabalho o foco principal está voltado para a saúde mental dos trabalhadores e repercussões em sua vida emocional, social e familiar. Sendo assim, este trabalho visou caracterizar, se o assédio moral faz parte do cotidiano dos alunos e trabalhadores, e que estejam a frequentar o último ano dos cursos de graduação em Administração, Direito e Psicologia de uma instituição de ensino superior particular de Maringá. Percebe-se que nos últimos anos, tem havido um aumento significativo de ações trabalhistas movidas por vítimas de assédio moral, exigindo das empresas indenizações por danos morais. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente avaliando as respostas dos colaboradores dos cursos acima citados. Os resultados deste estudo demonstram que os sujeitos participantes da pesquisa, de uma forma geral, não sofrem de assédio moral no trabalho em suas vidas profissionais atualmente, mas muitos deles declararam já terem sofrido no passado.
Palavras-chave: Assédio moral
Assédio moral no trabalho
Psicologia do trabalho
Saúde mental e trabalho
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6158
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela_Caroline_Schon.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)98.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.