EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6157
Tipo: Artigo
Título: Monitoramento de qualidade e quantidade de água superficial em área de reflorestamento de Pinus taeda e Pinus elliottis
Autor(es): GUIMARÃES, Rafael Zoboli
OLIVEIRA, Fabiano Antônio de
VOSS, Celso
Resumo: Realizou-se um monitoramento da qualidade de água superficial em áreas de reflorestamento com espécies de Pinus taeda e Pinus eliottiis no município de Joinville, Santa Catarina, Brasil, no período de setembro de 2005 a junho de 2009. Fez-se a comparação entre os resultados obtidos no monitoramento em talhões de diferentes idades de reflorestamento e comparou-se com áreas de mata nativa. Utilizou-se no monitoramento os parâmetros de temperatura, pH, oxigênio dissolvido (OD), condutividade elétrica, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), sólidos dissolvidos totais, turbidez, e nitrato (NO3 - ). Os resultados mais significativos foram: aumento médio de 0,4 unidades de pH, de 42 NMP/100mL de CT, comparando a qualidade da água na entrada e saída do reflorestamento. Houve maior estabilidade na variação espacial e temporal do parâmetro pH nos reflorestamentos mais velhos. Preliminarmente, esta pesquisa mostrou que a atividade de silvicultura não interfere de forma considerável na qualidade das águas superficiais.
Palavras-chave: Qualidade de água
Pinus taeda
Silvicultura
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6157
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael_Zoboli_Guimaraes.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)1.64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.