EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6149
Tipo: Artigo
Título: MOBILIZAÇÃO ARTICULAR PELO MÉTODO MAITLAND E ISOSTRETCHING PARA TRATAMENTO DE HIPERCIFOSE EM ESCOLARES: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
Autor(es): OLIVEIRA, Priscila Daniele de
TOLDO, Karine Franciele
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
Resumo: Este estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre a utilização isolada do método de tratamento Isostretching, com a utilização da associação dos métodos de tratamento Maitland e Isostretching, para redução da hipercifose torácica. A amostra será composta por 40 indivíduos, de ambos os gêneros, na faixa etária entre 10 a 12 anos, todos matriculados em escolas da rede privada de ensino da Maringá. Os indivíduos serão divididos em dois grupos para redução da hipercifose: grupo A (indivíduos submetidos ao tratamento pelo método Isostretching) e grupo B (indivíduos submetidos a associação do método Maitland e Isostretching). Os indivíduos serão submetidos à 24 sessões, com duração de 45 minutos realizadas três vezes por semana. Para coleta de dados serão utilizados um simetrógrafo e uma câmera fotográfica digital (Sony Cyber shot 7.2 MP modelo S 730). A avaliação postural analítica consistirá em posicionamento do paciente em pé sendo realizado um exame da coluna torácica. Será realizada a avaliação das cadeias musculares: posterior, anterior, respiratória, anterointerna do ombro, anterior do braço e cadeia inspiratória. Os dados serão registrados em uma ficha de avaliação fisioterapeutica, após o responsável do aluno assinar um termo de consentimento livre e esclarecido. Para análise dos resultados serão utilizadas a estatística descritiva em forma de gráficos e tabelas e a estatística inferencial (teste t de student, para diferença entre as médias e o teste Qui-quadrado para diferença entre as proporções), com nível de significância de 5%. Espera-se com este estudo verificar qual a melhor opção terapêutica na redução da hipercifose torácica, e assim propor a intervenção precoce mais eficaz para a referida alteração postural.
Palavras-chave: Alterações posturais
Cifose
Reeducação postural
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6149
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscila_Daniele_Oliveira.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)50.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.