EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6148
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE MORFOMÉTRICA DO MÚSCULO SÓLEO DE RATOS DA LINHAGEM WISTAR EM DIFERENTES PERÍODOS PÓS–IMOBILIZAÇÃO
Autor(es): OLIVEIRA, Priscila Daniele de
CARARO, Deisy Carla
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar o efeito da imobilização articular do músculo sóleo do membro posterior de ratos no perfil morfométrico, em períodos de 7 e 14 dias. Foram utilizados 10 Rattus navergicus albinus machos, variedade Wistar, que foram divididos em dois grupos com 5 animais cada, sendo o primeiro grupo submetido à imobilização por 7 dias e o segundo por 14 dias. O controle do experimento foi obtido a partir do membro contralateral direito do respectivo animal. A imobilização do membro posterior esquerdo foi por meio de uma órtese adaptada. A análise morfométrica do sóleo foi realizada através de cortes transversais não seriados de 5µm de espessura. Foi analisada, por meio das imagens obtidas, a área das fibras musculares, juntamente com a densidade do tecido conjuntivo, comparando-as ao grupo controle referentes à perna contralateral. Com 7 e 14 dias de imobilização, pode-se observar redução significativa (p<0,05) na área das fibras musculares, associada a um aumento dos espaços intersticiais, principalmente ao redor dos fascículos musculares. Isto sugere uma ampliação na densidade do tecido conjuntivo e uma hipotrofia muscular. Com isso, conclui-se que a imobilização, mesmo que por curto período de tempo, pode alterar a integridade da musculatura esquelética, com importantes implicações funcionais.
Palavras-chave: Atrofia muscular
Imobilização
Músculo sóleo
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6148
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscila_Daniele_Oliveira.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)1.28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.