EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6142
Tipo: Artigo
Título: BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DIREITO PENAL JUVENIL: DO PASSADO AO PRESENTE
Autor(es): FERREIRA, Pedro Paulo da Cunha
SANTOS, Wisley Rodrigo dos
REMPEL, Maria Cristina da Silva
Resumo: O projeto pretende demonstrar o desenvolvimento do direito penal juvenil bem como a abordagem ao longo da legislação pátria das condutas reprováveis atribuídas aos menores e a sua forma de punição. Para tanto, inicia-se com a análise da aplicação das ordenações de Portugal à colônia. Em seguida, verifica a legislação editada após a declaração de independência e a proclamação da República. Na sequência, constata que em razão da etapa tutelar iniciada nos Estados Unidos da América, surge no país uma legislação que tratava de forma diferenciada os menores dos adultos quando agissem contrariamente à lei. É desse período a edição do Código Mello Mattos, também objeto certos apontamentos. A segunda etapa, em 1979, da fase tutelar é marcada pelo endurecimento da nova legislação, a saber, Código de Menores. Por fim, é examinada a etapa garantista do Direito Penal Juvenil iniciada pela Constituição Federal de 1988 e complementada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Palavras-chave: Legislação infanto juvenil
Ato infracional
Sanção
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6142
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro_Paulo_Cunha_Ferreira.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)82.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.