EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6141
Tipo: Artigo de Evento
Título: AÇÃO DE INSETICIDAS BOTÂNICOS SOBRE O CONSUMO ALIMENTAR DE Ascia monuste orseis (LEPIDOPTERA: PIERIDAE)
Autor(es): BIERMANN, Ana Cristina Sapper
PONCIO, Sonia
ROSALINO, Pedro Krauspenhar
STURZA, Vinicius Soares
DEQUECH, Sônia Thereza Bastos
Resumo: O presente trabalho objetivou avaliar a ação de inseticidas botânicos sobre o consumo alimentar de lagartas de Ascia monuste orseis. Extratos aquosos a 10% p/v de pó-de-fumo (Nicotiana tabacum), de folhas de Melia azedarach, Eucalyptus tereticornis, Cedrella fissilis e Trichilia claussenii, de folhas e ramos de Ateleia glazioveana e Ruta graveolens, além de DalNeem® (à base de Azadirachta indica) a 5 e 10% v/v e água destilada (testemunha) foram aplicados em discos de folhas de couve e oferecidos às lagartas em testes com e sem chance de escolha. Os testes avaliaram a ação fagoestimulante ou fagodeterrente dos extratos, analisados pelo teste de Tukey a 5%. A atratividade das lagartas pelos discos com os extratos não diferiu da testemunha no teste com chance de escolha. Nos testes sem chance de escolha, os tratamentos que mais repeliram as lagartas foram DalNeem a 10 e a 5% e pó-de-fumo, representando possíveis alternativas para o controle das lagartas em brassicáceas.
Palavras-chave: Brassicaceae
Azadirachta indica
Nicotiana tabacum
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6141
Data do documento: 27-Set-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro_Krauspenhar_Rosalino.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)137.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.