EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6139
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE DE POLIMORFISMO MOLECULAR EM POPULAÇÕES DE Hypostomus spp. DO RIO IVAÍ ATRAVÉS DA TÉCNICA DE AMPLIFICAÇÃO rDNA 5S
Autor(es): GOES, Paulo Roberto Nunes de
FREIRE, Carlos Henrique
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
Resumo: A diversidade dos recursos genéticos aquáticos ocorre pelo conjunto da diversidade de espécies e pela própria diversidade genética destes. Entre preocupações e ações referentes aos impactos ambientais sobre a biodiversidade nos ecossistemas aquáticos se situam o desaparecimento de alguma espécie e a diminuição da diversidade genética nas espécies. Entre os vertebrados os peixes são os mais diversificados e os de maior variabilidade genética. Na bacia do rio Paraná são encontradas em torno de 16 espécies de Hypostomus spp. e não há consenso em relação a sua taxonomia. Há necessidade dos estudos sobre sua biologia, taxonomia e genética devido à preocupação com a manutenção dos estoques naturais. Nos estudos sobre o reconhecimento e identificação da diversidade existente na ictiofauna Neotropical estão sendo aplicados marcadores moleculares, buscando a preservação de unidades evolutivamente significativas para a manutenção da biodiversidade e isto só se tornou possível a partir do final da década de 70, após a descoberta das enzimas de restrição, quando se iniciaram os primeiros estudos com marcadores moleculares baseados em DNA. Foi, no entanto, com o surgimento da técnica de PCR que os estudos na área de biologia molecular ganharam considerável expressão. Assim, estes estudos têm possibilitado o desenvolvimento de metodologias para avaliação do DNA que ajudam na geração de dados importantes sobre a origem e o grau de variação genética nos seres vivos. As técnicas baseadas em marcadores moleculares são utilizadas na identificação da diversidade das espécies de peixes neotropicais, entre elas se destacando a técnica do rDNA 5S, que consiste de sequências que codificam o rRNA 5S e são separadas umas das outras por espaçadores não transcritos. O uso das repetições do rDNA 5S permite isolar os espaçadores não transcritos das mais diferentes espécies sem um conhecimento prévio do genoma da espécie utilizada. Desta forma este trabalho objetiva analisar o polimorfismo entre espécimes de Hypostomus spp. obtidos na bacia do rio Ivaí utilizando marcadores moleculares rDNA 5S e com isto auxiliando estudos futuros sobre ecologia e biologia do gênero na região.
Palavras-chave: Biodiversidade
Marcadores moleculares
Variabilidade genética
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6139
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo_Roberto_Nunes_Goes.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)53.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.