EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6133
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO SANITÁRIA E MICROBIOLÓGICA DAS LANCHONETES DO CESUMAR
Autor(es): PERPÉTUA, Paulo Cesar Gonçalves
LIBERATI, Marcela Nunes
LEONARDO, Jussara Maria Leite Oliveira
Resumo: Os limitados hábitos de higiene, a incompetente refrigeração dos alimentos e a incapaz realização de boas práticas de manejo alimentar favorecem a contaminação e deterioração dos alimentos comercializados, gerando um potencial para as várias epidemias por agentes alimentares patogênicos. As normas de estocagem e armazenamento dos alimentos, higiene dos manipuladores, controle de vetores transmissores de doenças (pragas) e a capacitação dos profissionais que trabalhem com os alimentos devem seguir as normas preparadas pela vigilância sanitária. A gastroenterocolite aguda (GECA) ou toxinfecção alimentar é causada por diferentes tipos de bactérias porém as do gênero Salmonella são universalmente conhecidas como as causas mais importantes de doenças transmitidas por alimentos. As formas mais comuns de contaminação alimentar se dão pela higiene inadequada das mãos de manipuladores e uso de instrumentos (facas, tábuas de carne, etc.) Além das análises sanitárias, análises microbiológicas podem tornar a produção alimentar mais segura. Serão utilizados testes como: swab de mãos dos manipuladores e dos fômites, contagem de coliformes fecais e totais de amostras alimentares escolhidas aleatoriamente e provas bioquímicas, para caracterização dos agentes, que poderão causar um impacto maior sobre as práticas higiênico-alimentares relacionadas às lanchonetes do CESUMAR, comprovando a existência ou não de focos de contaminação, os pequenos produtores deverão se adequar às normas impostas pela vigilância sanitária para que não sejam comprovadas inadequações em seu sistema de produção, só assim poderão manter a credibilidade com os consumidores. Portanto acredita-se que este estudo repercutirá diretamente na melhoria da qualidade sanitária alimentar dos estabelecimentos comerciais do CESUMAR, bem como diretamente à saúde dos consumidores.
Palavras-chave: Higiene alimentar
Microbiologia alimentar
Toxinfecção alimentar
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6133
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo_Cesar_Goncalves_Perpetua.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)50.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.