EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6132
Tipo: Artigo de Evento
Título: DOMINAÇÃO CULTURAL, EM RELAÇÕES HEGEMÔNICAS, NO FILME LINHA DE PASSE
Autor(es): ZARPELLON, Paulo André
PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
Resumo: A pesquisa que será realizada tem como objetivo compreender as questões hegemônicas relacionadas à violência no filme “Linha de Passe”, observando como se configuram e são retratadas. Na produção cinematográfica brasileira dirigida por Walter Salles e Daniela Thomas, são apresentados diversos temas como, fé, sonhos, problemas de família e violência. O objeto central do trabalho são as relações hegemônicas em torno da forma de violência apresentada no filme. Essas relações envolvem dominação e resistência. A análise do material será realizada em torno da personagem de um motoboy. Ele é o filho mais velho da família. Parte da responsabilidade da casa recai sobre ele. Além dos problemas domésticos, Dênis (motoboy) tem um filho para sustentar. Quando ele se vê sem condições financeiras de cumprir as obrigações e ter os momentos de prazer, influenciado por amigos que são criminosos, entra no crime. Nessa relações conflituosas é que se busca observar os processos de dominação. A aparente resistência, também a ser analisada, parte do personagem para os dominadores. A discussão que é apresentada no trabalho busca trazer definições de identidade e cultura, tendo em vista que os estudos da cultura consideram o contexto sócio-histórico. A partir daí, torna-se importante o esclarecimento sobre o cinema nacional, sobre o contexto no qual se desenvolve o filme e as relações sociais nele presentes. O trabalho se volta à análise das cenas que retratam a violência, tendo como base os estudos culturais latino-americanos, que trabalham as relações hegemônicas e contra-hegemônicas. Espera-se da pesquisa o cumprimento do objetivo principal e dos objetivos específicos, ou seja, compreender as relações hegemônicas, explorar o sentido de cultura como dominação e resistência, compreender o que é hegemonia para os estudos culturais latino-americanos e analisar como se constroem relações de dominação cultural envolvendo a violência.
Palavras-chave: Dominação
Estudos culturais
Hegemonia
Resistência
Violência
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6132
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo_Andre_Zarpellon.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)52.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.