EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6131
Tipo: Artigo de Evento
Título: COMPREENDENDO OS ENFOQUES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL
Autor(es): KUABARA, Paula Suemi Souza
SACHUK, Maria Iolanda
Resumo: A literatura nas ciências da administração tem apontado que o comprometimento organizacional se desenvolve a partir de vários e complexos núcleos motivacionais que incluem a conservação do status quo, a busca pelo bem-estar coletivo e obtenção de status social, a procura de prestígio e de controle de pessoas e recursos. Em contra partida, características como a busca de novidades, de mudança e de desafios, são incompatíveis do ponto de vista motivacional devido ao sentimento intrínseco de conservação do indivíduo. Tendo como tema central o comprometimento organizacional, este trabalho visou realizar um estudo exploratório por meio de levantamento bibliográfico sobre os três principais vertentes conceituais do comprometimento que predominaram na literatura levantada, sendo estes, o comprometimento afetivo, o comprometimento normativo e o comprometimento instrumental. Apesar da distinção em três diferentes tipos de comprometimento, os indivíduos podem apresentar comprometimento em mais de um enfoque simultaneamente, o que remete a estudos que consideram o comprometimento a partir do enfoque multidimensional em detrimento do estudo que preconiza o enfoque unidimensional. Sendo assim, devido às características individuais dos membros e como estes se relacionam com a organização o comprometimento organizacional pode ser mais bem compreendido se houver uma análise conjunta dos enfoques do comprometimento.
Palavras-chave: Comprometimento organizacional
Recursos humanos
Organizações
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6131
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula_Suemi_Souza_Kuabara.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)86.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.