EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6128
Tipo: Artigo de Evento
Título: A IMPORTÂNCIA DA FORTIFICAÇÃO DO LEITE NO COMBATE A ANEMIA FERROPRIVA
Autor(es): SOUZA, Paula Andréia de
MARCOLINO, Vanessa Aparecida
Resumo: A anemia ferropriva representa uma deficiência nutricional de elevada ocorrência mundial, com prevalência em países subdesenvolvidos. No Brasil, a estimativa em menores de 2 anos é de 50 a 83%. Considerando o ferro, um micronutriente participante de processos biológicos essenciais a vida, este estudo abordou esta deficiência nutricional, ressaltando sua profilaxia e sua suplementação. Mediante referencial teórico buscado através de levantamento bibliográfico e consulta à base de dados. Dentre os sintomas presentes na anemia temos a fraqueza, fadiga, palidez, problemas respiratórios e cardíacos, atrofia de mucosas e alterações na pele. A absorção do ferro ocorre no duodeno, a partir do ferro reduzido, controlada conforme as necessidades do organismo. Diante do fato o Ministério da Saúde criou condutas para a suplementação preventiva de ferro, estabelecendo a dosagem, bem como sua periodicidade na administração. No entanto a inserção do ferro no leite, principal produto da dieta de crianças até dois anos é uma opção altamente promissora no combate desta carência. O leite fortificado revela que quantidades de ferro/dia, recupera e preveni a anemia, verificada nas fórmulas com ferro até 15mg/litro, considerando sua quantidade, e também sua biodisponibilidade, ressaltando a recomendação que o leite e seus derivados não sejam consumidos junto a outros alimentos devido inibição na absorção de ferro pelo cálcio e proteínas do leite. Por este problema ter consequências no déficit do desenvolvimento físico e mental de lactentes e crianças. Conclui-se que devido os aspectos multisetoriais, precisa-se de ações conjuntas mobilizando inúmeros setores da sociedade para prevenir este problema.
Palavras-chave: Carência nutricional
Implementação de ferro
Anemia
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6128
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula_Andreia_Souza.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)97.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.