EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6125
Tipo: Artigo de Evento
Título: RESPOSTAS FISIOLÓGICAS DE SEMENTES DE SOJA TRATADAS COM O MEDICAMENTO HOMEOPÁTICO Agua dinamizada
Autor(es): MARQUES, Rosimar Maria
CAVALCA, Patrícia Aparecida Mançano
CASALI, Vicente Wagner Dias
BONATO, Carlos Moacir
Resumo: A água é de fundamental importância para a germinação de sementes, tendo participação nas reações enzimáticas, na solubilidade e no transporte de metabólicos. Em diferentes experimentos, os medicamentos homeopáticos estão gerando resultados promissores na germinação de sementes. Sendo assim, o objetivo deste experimento foi avaliar o efeito do medicamento homeopático Agua dinamizada na germinação de sementes de soja. As sementes de soja da variedade CAC - 1 foram submetidas ao teste de germinação a 25 ± 2ºC sem fotoperíodo. O experimento foi instalado no delineamento inteiramente casualisados com 7 tratamentos e 10 repetições. Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste Dunnett a 5% de probabilidade. As variáveis determinadas foram: porcentagem de plântulas normais (PN), comprimento da parte área (CPA), comprimento da raiz primária (CR), comprimento total das plântulas (CTP). As dinamizações 5CH e 7CH do medicamento homeopático Agua dinamizada aumentaram a porcentagem de plântulas normais. As dinamizações 1CH, 5CH, 7CH e 9CH incrementaram o comprimento da parte aérea (CPA) e a dinamização 11CH inibiu. O comprimento da raiz primária (CR) e o comprimento total da plântula (CTP) foram estimulados pelas dinamizações 1CH, 3CH, 5CH, 7CH e 9CH.
Palavras-chave: Germinação
Homeopatia
Sementes
Soja
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6125
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia_Aparecida_Mancano_Cavalca.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)77.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.