EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6118
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE DA FUNÇÃO PULMONAR E FORÇA MUSCULAR RESPIRATÓRIA EM GESTANTES
Autor(es): SILVA, Núbia Cavalcante da
FERREIRA, Elenice Gomes Ferreira
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a função pulmonar respiratória e força dos músculos respiratórios nas gestantes nos diferentes trimestres gestacionais podendo ser tabagista ou não, bem como orientar essas mulheres sobre os malefícios do tabagismo tanto para a mãe quanto para o bebê. Participaram deste estudo 14 mulheres, com idade entre 19 anos e 35 anos. Após avaliação foi entregue a cada gestante um folders de orientações quanto aos benefícios da fisioterapia durante o período gestacional e os malefícios do cigarro no período gestacional. De acordo com os resultados verificou que, no primeiro trimestre, ocorreram alterações de força muscular entre as participantes, sendo uma com fraqueza muscular tanto na musculatura expiratória quanto na inspiratória, enquanto a função pulmonar encontrou-se dentro dos parâmetros da normalidade. No segundo trimestre, três gestantes estavam dentro da normalidade ao avaliar a função pulmonar e as demais apresentaram alterações sendo estes, distúrbio ventilatório obstrutivo, distúrbio ventilatório restritivo e distúrbio ventilatório misto. Quanto à força dos músculos respiratórios apresentaram fraqueza expiratória em quatro gestantes. Com relação ao terceiro trimestre as gestantes que foram avaliadas duas destas eram fumantes. Na espirometria duas das gestantes obtiveram resultado normal, e as demais apresentaram distúrbio ventilatório restritivo e distúrbio ventilatório obstrutivo, e ao avaliar a força muscular respiratória dessas gestantes, duas apresentaram fraqueza dos músculos expiratórios. Conclui-se, que foi possível encontrar alterações tanto na função pulmonar quanto na força da musculatura respiratória. Porém, sugere-se que novos estudos sejam realizados nesta área.
Palavras-chave: Gestantes
Função pulmonar e tabagismo
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6118
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nubia_Cavalcante_Silva.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)64.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.