EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6117
Tipo: Artigo
Título: LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DO PINHÃO MANSO (Jatropha curcas L., Euphorbiaceae) EM MARINGÁ, PR
Autor(es): FEITOSA, Nágila
GARCIA, Letícia Mônica
ZONETTI, Patrícia da Costa
D’OLIVEIRA, Pérsio Sandir
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar a composição florística de plantas daninhas na cultura de pinhão manso em Maringá, Paraná. Este trabalho foi realizado em uma área de 600 m2, com plantio de pinhão manso. Para a identificação e quantificação de plantas daninhas foi aplicado o método do quadrado inventário. Foram calculados: frequência, frequência relativa, densidade, densidade relativa, abundância, abundância relativa e o índice de importância relativa. Foram identificados 19.772 indivíduos, pertencentes a 26 espécies, distribuídas em 11 famílias, sendo 09 dicotiledôneas e 02 monocotiledôneas. As famílias predominantes foram: Asteraceae com 09 espécies e Poaceae com 03 espécies. Das plantas daninhas identificadas a espécie de maior contribuição foi a Bidens pilosa L. com índice de valor de importância, 17,5%, pertencendo a mesma a família Asteraceae.
Palavras-chave: Jatropha curcas L
Fitotecnia
Matologia
Plantas invasoras
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6117
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nagila_Feitosa.pdfTrabalho apresentado no VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de outubro de 2009).112.92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.