EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6110
Tipo: Artigo de Evento
Título: A ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO EM MARINGÁ E SUA ESSÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO POPULAR E RELIGIOSA
Autor(es): OLIVEIRA, Natuza
CARAMASCHI, Brenda
CARDOSO, Victor
Resumo: Este trabalho, desenvolvido com base na teoria da Folkcomunicação e estudos sobre Cultura popular, tem como objeto de pesquisa a encenação da Paixão de Cristo, realizada em Maringá pela Renovação Carismática Católica (RCC), desde 1996, em caráter paroquial, e em 2004 passou a ser encenada em local público no principal ponto turístico da cidade, a Praça da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória. O objetivo é contextualizar este evento como uma manifestação popular rica em elementos folkcomunicacionais, potencializada pela força que a Igreja Católica tem na sociedade maringaense. Uma pesquisa de campo foi realizada com o objetivo de produzir um videodocumentário, com duração de aproximadamente 45 minutos, que mostra o processo de produção da peça, com imagens dos ensaios, preparação, organização e apresentação do espetáculo teatral. Para isso, foi imprescindível o contato direto com a equipe de produção, para acompanhar os bastidores da peça e identificar elementos que aliados à pesquisa bibliográfica, ajudaram a contextualizar a encenação como uma ferramenta da Igreja Católica que promove a evangelização por meio da emoção religiosa e, ao mesmo tempo, reforça a história bíblica que fundamenta a fé católica. Estes elementos, agregados às entrevistas com as pessoas envolvidas nos direcionam a encontrar respostas para o problema principal da pesquisa: se a encenação da Paixão de Cristo em Maringá pode ser considerada uma manifestação genuinamente popular mesmo com todas as mudanças que sofreu devido à expectativa que ela gera por parte do grande público. Mesmo sendo um rito da Igreja Católica, incorporado em forma de peça teatral por fiéis membros da Renovação Carismática Católica de Maringá, a peça não pode ser desvinculada de todas as influências socioculturais da região em que é realizada. Cabe-se assim, uma análise também, da realidade regional de Maringá.
Palavras-chave: Cultura popular
Folkcomunicação
Maringá
Paixão de Cristo
Religião
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6110
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natuza_Oliveira_Correa.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)49.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.